Grutas de Yungang em Datong – China

CHINA, Novembro de 2018

Nossa primeira cidade da China foi Datong. Chegamos lá vindos da fronteira com a Mongólia na cidade de Erliam com dois trens, um até estação Jining sul e outro até Datong. Todo esse trajeto levou 8 horas. Saiba como se locomover na China nesse post aqui.

Em Datong tivemos a sorte de nos hospedarmos na casa do Lee pois ele foi nosso guia durante nossa passagem por Datong.
Logo pela manhã fomos conhecer o ponto mais turistico de Datong, as grutas de Yungang que são estátuas e templos budistas escavados dentro da rocha, foram construídos entre os anos de 460 e 470 DC. A entrada custa 100 Yuans ( +/- 50 reais)
As estátuas dos budas são enormes e algumas estão bem conservadas outras nem tanto
Levamos a manhã toda para chegar e conhecer o lugar. Se pode chegar lá com uma combinação de ônibus, tour ou de táxi pois fica um pouco afastado do centro da cidade.
De volta ao centro  de Datong conhecemos a muralha que protegia a cidade, ela está inteira porque foi reconstruída.
Dentro das muralhas fica a antiga cidade onde tem vários templos e torres antigas. Alguns templos precisa pagar, outros não.

Por incrível que pareça, é uma mesquita

A noite, Lee nos levou para comer comida típica chinesa: Hot pot. Trata-se de uma panela com água fervendo onde você coloca sal,  pimenta e temperos. Na mesa são servidos diversos tipos de carne, verduras e tofu tudo cru e cada pessoa pega o que quer comer com o hashi ( pauzinhos) e coloca pra cozinhar na panela fervendo na mesa.