Roma,dicas para economizar muito

ITÁLIA, Julho de 2018

Roma e o Coliseu de Graça

Chegamos em Roma vindos de Pisa com um ônibus da Flixbus que custou 11 Euros e levou 5 horas e meia. Conhecemos os principais pontos turísticos de Roma em dois dias. No primeiro, aproveitamos que era o primeiro domingo do mês para visitar todas as ruínas de graça, inclusive o Coliseu. Chegamos as 7 da manhã no Coliseu para não pegar fila e deu certo, não tinha ninguém, já as 8 já tinha uma fila enorme já que o Coliseu abre as 8:30. Todos os primeiros domingos de cada mês, algumas das ruínas de Roma tem entrada gratuita, o problema são as filas.

FIla as 9h

Fila lá embaixo

Assim que abriram os portões entramos e pegamos nosso tickets. Conhecemos o interior do Coliseu em mais ou menos 30 minutos. O Coliseu foi construído entre os anos de 68 e 79 d.c. e era palco das antigas lutas de gladiadores, o que muitos não sabem é que o Coliseu tinha um teto retrátil e ele podia ser inundado para poder sediar batalhas navais.

 

Coliseu por dentro

Arco de Constantino

Com o mesmo ticket do Coliseu entramos no Palatino. Conta a lenda que Roma se originou no Palatino, foi o local onde Rômulo e Remo foram encontrados com a loba que os amamentou na caverna conhecida como “Lupercal”, o que se sabe ao certo é que ali ficavam os palácios onde viviam os imperadores.

Palatino

Do Palatino fomos para o Foro Romano que era o centro da vida pública romana: o local de cerimônias e de eleições, onde se realizavam discursos públicos, os processos criminais, os confrontos entre gladiadores, e o centro dos assuntos comerciais.

Fórum Romano

Saímos do Foro Romano e fomos conhecer também a Piazza Venezia.
Próximo ficam as ruínas do Mercati di Trajano, um dos primeiros “shopping centers ” do mundo, não entramos pois não era gratuito naquele dia, a entrada custa 10 Euros.

Museu das Forças Armadas na Piazza Venezia

No segundo dia fomos conhecer os lugares gratuitos de Roma, começando pelo Vaticano, o menor país do mundo.
No Vaticano conhecemos a Praça de São Pedro, onde toda quarta e domingo fica lotada de fiéis para ver o Papa falar.

Praça de São Pedro

Praça de São Pedro

Também visitamos a Basílica de São Pedro que também é gratuita.

Basílica de São Pedro

Basílica de São Pedro

Dica para as meninas: não pode entrar na basílica com os ombros de fora e nem com shorts. Vão de calça e camisa ou levem um lenço para se cobrir.
No Vaticano também fica o museu do Vaticano e dentro deste a capela Sistina, a entrada custa 15 Euros e é gratuita no último domingo de cada mês. Não se pode filmar nem tirar fotos dentro da capela.
Do Vaticano fomos no Castelo Sant Ângelo, o mesmo que aparece no  filme e no livro ” Anjos e Demônios” de Dan Brown. Este castelo possui uma passagem secreta até o Vaticano. A entrada no castelo custa 15 Euros mas é gratuita no primeiro domingo do mês.

Castelo Sant Ângelo

Do castelo, fomos caminhar pelo centro de Roma.

O Panteão

O Panteão

Piazza Navona

Fontana di Trevi 6 da manhã

Fontana di Trevi ás 9 da manhã

Resumindo:
As ruínas e Museus de ROMA, são gratuitas no PRIMEIRO domingo de cada mês.
Os museus e igrejas do VATICANO são gratuitos no ÚLTIMO domingo de cada mês.
O Panteão é sempre gratuito.
Chegue cedo, pois tudo está sempre cheio.

Nos acompanhem em:

Siga-nos no INSTAGRAM

Nos acompanhe também em nossa FanPage do FACEBOOK

Veja essa viagem e se inscrevam em nosso canal do YOUTUBE

Entre em contato pelo e-mail ihmochilei@gmail.com

Assista o vídeo dessa viagem e se inscrevam no canal ▶